quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DE ONDE VIERAM OS ESCRAVOS AFRICANOS

Os negros escravos que vieram para o Brasil saíram de vários pontos do continente africano: da costa ocidental, entre o Cabo Verde e o da Boa Esperança; da costa oriental, de Moçambique; e mesmo de algumas regiões do interior. Por isto, possuíam os mais diversos estágios de civilização. O grupo mais importante introduzido no Brasil foi o sudanês, que, dos mercados de Salvador, se espalhou por todo o Recôncavo. Desses negros, os mais notáveis foram os iorubas ou nagôs e os geges, seguindo-se os minas. Em semelhan_ te estágio de cultura encontravam-se também dois grupos de origem berbere-etiÓpica e de int1uência muçulmana, os fulas e os mandês. Mais atrasados do que o grupo..sudanês estavam os dos grupos da cultura chamada cultura banto, os angolas, os congos ou cabindas, os benguelas e os moçambiques. Os bantos foram introduzidos em Pernambuco, de onde seguiram até Alagoas; no Rio de Janeiro, de onde se espalharam por Minas e São Paulo; e no Maranhão, atingindo daí o Grão-Pará. Ainda no Rio de Janeiro e em Santa Catarina foram introduzidos os camundás, camundongos e os quiçamãs.


Os bantos encontravam-se na fase do fetichismo - adorando árvores e símbolos toscos, no sistema da propriedade coletiva - com uma rudimentar organização de família - e do governo patriarcal.
Dos portos onde os negreiros desembarcavam, os negros eram, depois de vendidos, transportados para as fazendas do interior. De Recife, eles chegavam até Alagoas; do Rio, eram levados para Minas e São Paulo; de São Luís do Maranhão, atingiam o Grão.Pará; e de Salvador, todo o Recôncavo.

43 comentários:

  1. eu amei pois assim mim ajudaram muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. gostei demais vou tirar nota dez no meu trabalho...

    ResponderExcluir
  3. A escravidão existe até hoje , só não vê quem não quer

    ResponderExcluir
  4. Mas que texto mais eurocêntrico: "escravos que vieram para o Brasil", "estágios de civilização", "grupo mais importante", "negros mais notáveis", "estágio de cultura", "mais atrasados", "fase do fetichismo", "rudimentar organização de família", mas como que um blog que se propõe a falar sobre os negros no Brasil publica este texto do início do século passado sem nenhuma análise crítica deste tipo de discurso?
    Olha a responsabilidade! Esses adolescentes aí que fizeram seus trabalhos de escola estão reproduzindo estas asneiras pseudo-científicas. Me admira seus professores darem 10 por isto. Se bem que a escola só sabe é reproduzir o status quo branco, eurocêntrico e cristianocentrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para:Bábá
      se você não estivesse enteressado não teria abrido á página se ela não serve para você é só você sair dela

      Excluir
    2. Para:Bábá
      se você não estivesse enteressado não teria abrido á página se ela não serve para você é só você sair dela

      Excluir
    3. Concordo com você em tudo, Bàbá Hendrix.
      O escritor racista espalha crueldade é burrice com esse texto.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. sem contar este trecho: "Os bantos encontravam-se na fase do fetichismo - adorando árvores e símbolos toscos,..." toscos? c certeza desconhece a riqueza da cuktura africana. Que tal expor a verdade sobre o egito? Explica no blog como foi o acobertamento desta magnífica cultura e pq os retratam como brancos até hj?

      Excluir
    9. A falta de conhecimento não é problema desde que você se abra a este.
      Pra começar Banto=singular Bantu= plural.
      A narrativa eurocêntrica ,vem sendo derrubada a décadas, se tem tanto interesse em estudar História da África, sugiro que leia Munanga, Mortari Claudia,entre outros...vai ajuda-lo a ter maior conhecimento da temática.
      Abraços.

      Excluir
  5. kkkk baba tu e chato se ta ruim faz um site seu e bota o certo

    ResponderExcluir
  6. tirei 8,5 em geografia graças a esse site ^^
    u

    ResponderExcluir
  7. tirei 8,5 em geografia graças a esse site ^^
    u

    ResponderExcluir
  8. kkkk baba tu e chato se ta ruim faz um site seu e bota o certo

    ResponderExcluir
  9. isso me ajudou muito no meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  10. O meu trabalho era sobre os afro descendentes mas eu copiei esse

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. "Os negros escravos que vieram para o Brasil saíram", só para citar uma frase - a primeira.
    Os negros não eram ESCRAVOS, foram escravizados. E não "saíram" foram acorrentados e jogados em porões de navios.
    Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
    Que impudente na gávea tripudia?
    Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
    Que o pavilhão se lave no teu pranto!

    ResponderExcluir
  13. Resumindo concluíndo esgravidão ainda ensiste infelizmente, vocês são racista do caralho vocês têm a falta de conhecimento (África berço da humanidade )

    ResponderExcluir
  14. Racistas do caralho África berço da humanidade

    ResponderExcluir
  15. Otimo vai me ajudar muito no meu trabalho,se pudesse dar nota de 1 a 1 milhao eu daria um milhao

    ResponderExcluir
  16. É fato que a civilização, iniciou-se na mesopotania, Abrão,era um negrão,que saiu da terra de UR, África, Sansão era um enorme negrão, com cabeleira rastafári,o Rei Davi era descendente de Abraão, e Jesus Cristo era descendente de Davi. Os brancos e loiros de olhos azul, foi invenção para vender filmes de Hollywood Os primeiros construtores de barcos e os primeiros navegantes,foram a civilização dos Fenícios na África. A civilização Egípcia era Africana, Jesus Cristo era de cor bem escura, não tão negro como Abraão, pois os Hebreus, os Israelitas, e os Judeus tinham misturado com povos de peles mais clara, os negros da África, do Brasil, do USA, do Caribe e outros, tem mais sangue Hebreus, que os sionistas branquelos. que estão em Israel nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  17. Shalom Adonai Amados irmãos em Cristo,guerreiros espirituais e seculares, FIES na fé da vitória da verdade e da Luz !!!!?

    ResponderExcluir
  18. não posso opinar, mas acho que n é confiavel esse site,pois tem palavras erradas, etc. eles deveriam ver oq esta certo e errado pra depois postar.

    ResponderExcluir